Com este produto a empresa ficará apta a discutir e definir:
- estratégias comerciais para o ano seguinte
- para cada linha de produto, a profundidade (número de cores e de tamanhos) e a variedade (número de modelos).
- Quantidades de venda, preços médios de venda, verba de remarcação. Margens desejadas antes e após as remarcações e giro/cobertura dos estoques
Gestão dia a dia
Com este produto a empresa ficará apta a discutir e definir:
- Quantidades e verbas a serem compradas por linha a cada semana
- Remarcações que serão efetuadas por linha/loja a cada semana
- Postergações de pedidos em carteira
- Cancelamentos de pedidos em carteira
- Impactos das compras novas e remarcações na margem final de cada linha e da empresa
Distribuição
Estes estudos possibilitam, entre outros:
- Enviar os produtos mais corretos
- Nas cores, tamanhos e quantidades mais acertadas
- De acordo com o perfil (gosto, desejo, intenção de compra) de cada loja/linha/sub-linha de produtos.
- Tenta-se assim, agradar ao cliente, oferecendo-lhe o que ele deseja, em detrimento do que a equipe comercial ou o gestor da loja “ acham”.
- O nível de serviço e, consequentemente, a satisfação do cliente aumentam, causando menor perda de vendas por ruptura de estoques, seja pela inadequação de modelos, cores ou falta de numeração.
Benefícios após implantações:
Sortimento mais focado em seus clientes
- incremento de faturamento (nominal, por funcionário e por m2), nível de serviço = produtividade & lucratividade maiores
- diminuição das remarcações, redução das sobras e das transferências entre lojas = custos operacionais menores, margens finais maiores
- compras melhores, menos capital investido em estoque, cobertura/giro de estoques otimizada = maior retorno de investimento e mais recursos no caixa da empresa
Isto se dá, basicamente por:
Apoiados em ferramentas e metodologias não complexas de gestão.
A metodologia, que se chama, RIM (Retail Inventory Method), é bastante utilizada pelo varejo americano e se adequa perfeitamente ao varejo ligado à moda, life style.
Sua introdução no Brasil se deu através da C&A, e é um dos fatores de sucesso entre os varejistas que a adotaram.